sábado, 25 de junho de 2011

A MESOPOTÂMIA



É a região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia e significa: região entre rios. Na antiguidade foi formada por vários povos e dentre eles destacamos os amoritas, sumérios, caldeus, assírios etc.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

POLÍTICA: é marcada pela presença de cidades com governo autônomo. Cada cidade tem fução de Estado, possuindo leis próprias que fazem com que sejam diferentes umas das outras. Sendo assim, a Mesopotâmia é marcada pela descentralização política.  

ECONOMIA: assim como no Egito Antigo, a economia da Mesopotâmia é marcada pela agricultura. O comércio também é bem desenvolvido e as atividades de escambo, ou troca, muito utilizadas em todas as regiões mesopotâmicas. Os povos que habitam a Mesopotâmia fazem parte do que chamamos de povos hidráulicos, ou seja, povos que se desenvolveram ao longo de grandes bacias hidrográficas. São também povos hidráulicos, ou sociedades hidráulicas: o Egito, a Índia e a China, por exemplo.
Na Mesopotâmia as relações econômicas se davam entre soberanos e subalternos, estes deviam pagar tributos em espécie aos primeiros, ou na modalidade de serviços. a isto chamamos SERVIDÃO COLETIVA. 

SOCIEDADE: apresenta uma sociedade hierarquizada e com ausência de mobilidade social: nobres, sacerdotes, militares, servos e escravos. 

RELIGIÃO: os mesopotãmicos eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Eram deuses da Mesopotâmia: Ea (dos rios); Tamus (da vegetação); Enlil (do ar) e Marduk (deus da cidade da Babilônia). Vale lembrar que entre os povos da Mesopotâmia era comum que cada cidade fosse consagrada para uma divindade. O deus, por exemplo, da cidade da Babilônia era Marduk.

CURIOSIDADES

1- Os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Este código, que mais tarde seria passado para outros povos mesopotâmicos, surgiu da necessidade dos sumérios registrarem desde fatos históricos até suas transações comerciais. Os códicos sumérios eram talhados, com auxílio de uma cunha, em tábuas de argila. Daí o nome: escrita cuneiforme, ou seja, em forma de cunha.

2- Surge na Mesopotâmia o famoso código de Hamurábi. Este, reflexo de tamanha violência vivida na refião dos patesis. Baseado no Código de Talião que dizia: "dente por dente, olho por olho..." se fazia diferente deste, pois era aplicado com distinção entre as classas sociais. Enquanto o Código de Talião punia ricos e pobres com a mesma severidade, o do rei Hamurábi era mais brando com os crimes praticados por soberanos e outros indivíduos dos grupos sociais privilegiados.

3- Uma das mais notáveis construções mesopotâmicas foram os zigurates. Estes nada mais foram do qe grandes torres que possuíam as seguintes funções:

a) defesa: servia de observatório militar contra invasões estrangeiras.

b) Cultural: observatórios astronômicos e escolas.

c) religiosa: templo para os deuses.

d) militar: depósito de armas.

e) abastecimento: depósito de alimentos e víveres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário